segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Correções de tributos e salários em Xangri-Lá.
Faz cerca de quinze dias recebi email do jornalista Políbio Braga querendo confirmação sobre queixa de um leitor que disse ter pagado IPTU em Gramado com correção de pouco mais de 3% e que aqui havia pagado com correção superior a 11%.
Informei ao Políbio que a pretensão do Prefeito empregador/gastador que compra somente carros de luxo era de 20% conforme Projeto de Lei enviado ao Legislativo. Este reunido apresentou duas emendas, uma fixando em 10% e outra em 5% o reajuste do PTM. Levado a votação prevaleceu a emenda de 10%, sendo, pois absolutamente correta a manifestação do leitor do Políbio.
Nesta sexta-feira que passou houve Sessão Extraordinária vez que os parlamentares se encontram em recesso nesse mês, na qual foi votado um Projeto de Lei reajustando os vencimentos dos servidores em tão somente 2,58%. Tributos sobem mais de 11%e salários apenas 2,58%.
Este percentual é decorrente da média aferida dos seguintes índices:
(Valores Prefeitura) (Valores ZH de hoje)
IPC-FPE = 3,65% 4,55%
IPCA-IBGE = 4,31% 4,59%
INPC-IBGE = 4,11% 4,86%
IGPM-FGV = 1,72% -0,72%
Média = 2,58% = 3.68%
Isto posto concluo que essa administração vai muito mal em cálculos e duvido e pago para ver se tais cálculos foram feitos pelo contador concursado, pois este sei capaz.
É que assim agindo sobra mais dinheiro para empregar ainda mais gente, principalmente os tais estagiários cujos dados me foram negados, pois certamente eles têm muito a esconder. E vou mais longe ainda. Nos dias que antecediam a eleição passada foram votadas na Câmara três Leis aumentando salários de Vereadores e Secretários de cerca de 2.000 para 3.500 reais mês, Vice de 3.500 para 5.000 reais mês e de Prefeito de 7.500 para 10.000 mil reais mês. Igualmente estabeleciam uma gratificação para o Vice em caso de assumir alguma secretaria e GRATIFICAÇÃO NATALINA para Secretários, vice e Prefeito. Todas ferindo princípio constitucional, tanto é que por denúncia minha ao MP a gratificação ao Vice foi derrubada no TJ/RS. E igualmente a vergonhosa GRATITICAÇÃO NATALINA também deve estar por cair se não caiu.
Pesquisei e descobri que no período da eleição anterior, o Vice Prefeito de então, no exercício encaminhou e o Legislativo aprovou GRATIFICAÇÃO NATALINA apenas ao Vice e ao Prefeito. Essa Lei também foi objeto de contestação junto ao TJ/RS. Uma vez derrubada vou buscar saber se os dois receberem tais valores nos quatro anos de mandato. Se receberam irão vomitar até o último centavo.
Observe você leitor que os chamados AGENTES POLÍTICOS, o que traduzido ao linguajar do povo significa aqueles que foram ungidos nas urnas são efetivamente MAIS CIDADÃOS que os demais servidores e aqui nem discrimino aqueles que entraram pela porta dos fundos, os famigerados ocupantes de CC, com algumas e honrosas exceções.
Cientistas dos EUA fazem novo alerta sobre degelo na Antártida
A mudança climática está acabando com as plataformas flutuantes de gelo em torno da Península Antártica, permitindo que os cientistas prevejam o que poderia acontecer se outras plataformas de gelo do continente desaparecerem, disse na segunda-feira o Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS).
O gelo já apresentou tamanho recuo que a ilha Charcot, durante muito tempo conectada à península por uma ponte de gelo, voltou a ficar realmente ilhada no ano passado, segundo uma cientista do USGS.
"Esta é a primeira vez desde que as pessoas vêm observando a área, desde o século 19, que essa plataforma de gelo não une a ilha Charcot à península", afirmou a cientista Jane Ferrigno por telefone.
A Península Antártica é uma protuberância do continente circular na direção da América do Sul, e é mais quente do que o restante da Antártida.
O USGS foi o primeiro instituto a provar que todas as frentes de gelo na parte sul da península recuaram no período de 1947 a 2009, sendo que as mudanças mais dramáticas se deram desde 1990.
Um estudo do fenômeno pelo USGS, em colaboração com o Departamento Britânico de Pesquisas Antárticas e com assistência do Instituto Scott de Pesquisas Polares e do Instituto Federal de Cartografia e Geodésia da Alemanha, foi publicado em fevereiro no endereço http://pubs.usgs.gov/imap/i-2600-c/; uma nota à imprensa foi divulgada na segunda-feira.
As plataformas de gelo funcionam como represas que impedem as geleiras continentais de fluírem desimpedidas para o mar. Se todo o gelo sobre a terra antártica derreter, os cientistas estimam que o nível global do mar subiria de 65 a 73 metros, segundo o estudo. Se apenas o gelo da Antártida Ocidental derreter, a elevação dos mares seria de cerca de 6 metros, já suficiente para ameaçar localidades litorâneas e ilhas baixas.
Segundo Ferrigno, o gelo que está sobre a Península Antártica não é suficiente para elevar perceptivelmente o nível do mar. Mas o desaparecimento dramático das plataformas de gelo poderia dar uma pista sobre o que acontecerá se as geleiras puderem escorrer para o mar. De acordo com Ferrigno, a capa de gelo da Antártida contém 91 por cento do gelo de geleiras da Terra.
Ao contrário do que acontece no continente antártico, o gelo que cobre grande parte do oceano Ártico não contribuiria com a elevação do nível dos mares se derretesse, da mesma forma que o derretimento de um cubo de gelo num copo d'água não faz o copo transbordar.
Tanto o Ártico quanto a Antártida, no entanto, têm grande impacto sobre o clima em partes temperadas do planeta.
Fonte: G1
Fonte: www.camera2.com.br
Diz o blogueiro – faz pouco tempo que grande parte da Ásia estava sob água. Agora São Paulo e Buenos Aires assim estão. Ontem foi a Ilha Madeira, território insular português varrido por uma torrente de água. Segundo as ditas escrituras sagradas, ocorreu em alguma época neste planeta um dilúvio. A arca de Noé que teria sido construída com madeira de acácia, abrigou todas as espécies animais. Algo absurdo e infantil, pois dentre estes deveriam estar os ursos polares lá do norte e os pingüins aqui do extremo sul. Agora vem estes cientistas afirmar que derretida toda a camada de gelo da Antártida teríamos uma elevação dos oceanos entre 65 3 73 metros. Este seria um “dilúvio” de proporções significativas. Desde que o mundo é mundo sempre houve continuara havendo aqueles que chutam tão forte quanto o atacante do Novo Hamburgo domingo passado na beira do Guaíba.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Falta de inteligência de políticos no litoral
Moto táxi.
Pois um ilustrado e competente vereador aqui em Xangri-Lá fez aprovar no legislativo projeto de sua autoria instituindo o serviço de moto táxi aqui na cidade. Táxis para trabalhar são sempre dois ao que sei e no ponto na esquina da Avenida Central com Paraguaçu em Atlântida. Há muitos outros, mas são veículos de passeio de amigos do Prefeito. Há um servidor do estado, segurança do Prefeito em campanhas eleitorais que tem uma destas concessões. Há um rico comerciante dono de uma Loja ao lado do Posto Petrobrás, num prédio dele com quatro pavimentos e que são alugados no veraneio que tem um táxi na garagem. Pois o nosso diligente vereador , como já disse, fez aprovar lei instituindo o serviço de moto táxi. Estou falando sério embora o assunto seja próprio de uma piada. Aqui veraneia o grosso do PIB de nosso estado e teremos moto táxi. Entenderam? Só não sei se o respeitável e diligente edil lembrou-se de incluir na referida lei uma touca higiênica a cada um dos passageiros a fim de evitar que possam ser contaminados por piolhos. E vejam que minha preocupação é com o coletivo e não comigo, pois felizmente já sem cobertura capilar. Falo sério gente! Por favor, não riam.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Para que servem as leis?
07/02/2010
Leis são normas que visam disciplinar a convivência entre membros de um estado. São elaboradas e revistas quando necessário por casas legislativas eleitas democraticamente. São elaboradas com o propósito de sua aplicação de forma indistinta a todos os membros da sociedade. Basicamente e de forma objetiva assim se pode conceituar as leis. Ocorre que em sociedades civilizadas elas são aplicadas ao pé da letra. Cito exemplo do filho do ator americano Michael Douglas que está na iminência de pegar pena de prisão perpétua por suas condutas de infração às leis de lá.
Aqui as coisas são um pouco diferentes. Lembro que na Escola de Polícia e mesmo na Unisinos ouvíamos em conversas informais e mesmo em salas de aula que há o chamado 3P, ou seja, que as leis são destinadas a pretos, pobres e putas. Infelizmente isto é uma verdade incontestável. Exemplo vivo e gritante é o tal Planeta Atlântida onde tudo vale em favor desta maldita repetidora. O magistrado da Vara da Infância e Adolescência, assim como o Ministério Público Estadual de nossa Comarca decidiram revogar a Lei das Contravenções Penais neste final de semana.
Se você reunir pessoas de sua família e promover uma algazarra por certo será chamada a polícia ostensiva que irá pedir a você para moderar. Se você insistir, os que chamaram a polícia ostensiva irão à Delegacia de Polícia e farão um registro de ocorrência em razão do que você será responsabilizado o que certamente irá lhe custar uma cesta básica quando em juízo.
Se você abrir uma casa noturna e não fizer o isolamento acústico, irá se incomodar, pois o MP cairá sobre você de forma impiedosa.
Cito um exemplo que tenho na família. Meu filho, o Christian, que dizem os amigos ser excelente guitarrista, faz parte de um grupo do chamado roque pesado. Pois eles fazem seus ensaios em uma garagem em Capão da Canoa. Ano passado, no final de uma tarde de sábado um dos vizinhos chamou a polícia ostensiva que lá esteve. Resultou que os jovens tiveram que fazer o isolamento acústico do local para poderem continuar fazendo o que eles qualificam de música, que nada em a ver com o meu gosto pessoal, mas direito inalienável deles.
E agora chego ao busilis da questão.
Como pode o Ministério Público “revogar” a Lei das Contravenções Penais quando se trata das “festas” desta repetidora que nociva à sociedade em sua essência, pois senhora quase absoluta dos meios de comunicação em nosso estado? Em Santa Catarina já é e está sob investigação do Ministério Público Federal que parece ser bem mais rigoroso ao observar o que a lei determina.
Vejam a seguir o que diz a Lei das Contravenções Penais a respeito da perturbação do sossego alheio.
“LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS
(atualizada até a alteração produzida pela Lei nº 9.521, de 27.11.97)
DECRETO-LEI N.° 3.688, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941
Perturbação do trabalho ou do sossego alheios
Art. 42 - Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
I - com gritaria ou algazarra;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena - prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa”
Concluo, pois que aqui em Xangri-Lá a aplicação da lei depende realmente do fator 3P. Para melhor compreensão, explico que o 3P são pobres, putas e pretos. Só que aqui o conceito de pobre é um pouco mais amplo, pois inserem no mesmo os pobres politicamente falando que são todos os que aqui vivem ou veraneiam, ainda que muitos dos que veraneiam não sejam pobres no amplo sentido do vocábulo.
Finalizo agradecendo ao Ministério Público e à Vara da Infância e Adolescência de nossa Comarca por estas duas noites de cão pelas quais minha família passou.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Desdentados e descerebrados.
Acabo de postar no blog notícia dando conta que somos o país no mundo com maior número de dentistas. Às vésperas da última eleição presidencial perguntei a dois amigos, um dentista e outro protético, ambos irmãos e que trabalham num mesmo prédio, em quem iriam votar. Em uníssono me disseram: no Lula. Estranhei a resposta e perguntei a razão. Então me foi dito que nos quatro primeiros anos do Lula eles haviam conseguido muito mais do que em outros governos juntos. Estranhei a resposta e mais uma vez perguntei. Explicaram-me que sua renda havia crescido de forma significativa, pois o povo em geral estava ganhando mais e com isto investindo mais em tratamento odontológico, incluindo próteses. Por certo a renda de ambos deve ter crescido mais ainda nestes últimos três anos, pois o povo vem consumindo muito mais do que em todos os governos anteriores, ainda que tal desagrade a determinados setores de nossa sociedade. Somos, pois campeões mundiais em número de dentistas. E somos igualmente campeões mundiais em número de advogados. Devemos ter perto de um milhão de advogados militando em nosso país. E demasiado. Mas isto me leva a outra constatação, a de que temos uma verdadeira praga de faculdades em nosso país, pois em cada esquina um boteco é substituído por uma faculdade qualquer.
Prova disto é que a OAB endureceu o acesso à carreira, submetendo os candidatos ao exercício a uma prova. A reprovação é da ordem de 70%. Resultado da má formação nestas picaretagens denominadas faculdades.
O Anderson, filho do meu cunhado, faz algum tempo foi até a PUC inscrever-se à Faculdade de Ciências Aeronáuticas. Sua surpresa foi enorme ao lhe ser exigida a licença de piloto privado. Resumindo, para cursar tal faculdade o cidadão já deve ser piloto privado, profissional habilitado ao exercício da atividade. Então qual a razão de tal curso? Repondo. Apenas mais uma faculdade caça níqueis. Alô MP confira mais esta picaretagem.
Por falar em PUC, o Paulo, pai do Anderson, lá lecionou por algum tempo. Certo dia em uma festa em família perguntei ao Paulo se era bom o salário e recebi como resposta que mal pagava a gasolina, mas mesmo assim valia a pena, pois enriquecia o currículo.
Em 2000 ou 2001, o Exército Brasileiro vendeu área contígua à PUC com 14hectares, onde houvera um quartel. Muitos eram os candidatos à compra, pois daria para erguer ali alguns milhares de apartamentos. A PUC exercendo o direito de preferência, arrematou a área pagando com um cheque importância superior a 20 milhões de reais. Foi naquele ano o maior negócio imobiliário de nosso estado. Isto me leva crer que o ensino superior é excelente negócio neste país. Quando ingressei na Unisinos a mesma funcionava num prédio à frente da Estação Rodoviária de São Leopoldo e no ano seguinte mudou para onde hoje está. De lá pra cá lá foi erguida uma verdadeira cidade. Óbvio que tal expansão é fruto das altas mensalidades assim como da procura por um título superior. Some-se a isto o fato de que por mais de 40 anos não foi criada uma única faculdade federal neste país. Agora, durante estes dois mandatos do Lula várias universidades foram criadas e estão sendo concursados mais 5.000 mil professores. E ainda há os que me ripam por dizer que estou contente com o governo do Lula. Por certo são pessoas bem nascidas ou mesmo grandes apedeutas.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Coisas difíceis de aceitarmos se racionais.
Aqui na praia faz um dia extremamente quente. Soube pela manhã que o calor foi tão intenso nesta noite passada em Estrela que meu neto acordou várias vezes. Assistindo o noticiário na repetidora durante o almoço tive minha atenção voltada a fato ocorrido em Rio Grande onde milhares de pessoas acorreram a local onde há uma estátua de algo que dizem ser uma santa, seria nossa senhora dos navegantes e que na cultura afro recebe o nome de iemanjá. A crença neste país abençoado por Deus é livre. Há os que crêem em discos voadores e por aí vai. Mas naquele local havia quantidade indescritível de alimentos jogados junto a tal estátua. Basicamente doces. E foi a í que comecei a me indignar, pois há muita gente que não em a alimentação mínima necessária neste país. Noutros é bom nem falar, pois o Haiti enfrenta problemas terríveis, a fome grassa na África e igualmente em parte da Ásia. Mas fico por aqui. Como aceitar que alimentos sejam assim jogados fora? Como compreender a devoção destas massas por tais santos? Afinal de contas que disse que existem santos? O dito homo sapiens que para mim não passou do homo burrus, pois criou as religiões para tentar explicar a si próprio sua origem. E as religiões se tornaram verdadeiros impérios que hoje dominam o mundo. Uma delas, a de Roma, impera faz mais de 16 séculos, mas como não evoluiu, permanecendo no medievo e por isto penso esteja com seus dias contados. Se um ou dos séculos confesso que não sei. Aliás, nem mesmo sei por quanto tempo ainda haverá vida nesse planeta que me parece estar se aproximando de nova glaciação. Felizmente não mais estarei aqui para enfrentar tal mudança que as religiões irão definir como o fim do mundo ou dos tempos. Mas não se preocupem, pois a vida irá novamente florescer neste mesmo planeta como já ocorreu com os que nos antecederam. A pobreza de espírito e intelecto assim como da capacidade de contestar está arrastando este país ao completo caos, ao precipício E não falta muito. Pensem bem.