03/02/2010
Acabo de postar no blog notícia dando conta que somos o país no mundo com maior número de dentistas. Às vésperas da última eleição presidencial perguntei a dois amigos, um dentista e outro protético, ambos irmãos e que trabalham num mesmo prédio, em quem iriam votar. Em uníssono me disseram: no Lula. Estranhei a resposta e perguntei a razão. Então me foi dito que nos quatro primeiros anos do Lula eles haviam conseguido muito mais do que em outros governos juntos. Estranhei a resposta e mais uma vez perguntei. Explicaram-me que sua renda havia crescido de forma significativa, pois o povo em geral estava ganhando mais e com isto investindo mais em tratamento odontológico, incluindo próteses. Por certo a renda de ambos deve ter crescido mais ainda nestes últimos três anos, pois o povo vem consumindo muito mais do que em todos os governos anteriores, ainda que tal desagrade a determinados setores de nossa sociedade. Somos, pois campeões mundiais em número de dentistas. E somos igualmente campeões mundiais em número de advogados. Devemos ter perto de um milhão de advogados militando em nosso país. E demasiado. Mas isto me leva a outra constatação, a de que temos uma verdadeira praga de faculdades em nosso país, pois em cada esquina um boteco é substituído por uma faculdade qualquer.
Prova disto é que a OAB endureceu o acesso à carreira, submetendo os candidatos ao exercício a uma prova. A reprovação é da ordem de 70%. Resultado da má formação nestas picaretagens denominadas faculdades.
O Anderson, filho do meu cunhado, faz algum tempo foi até a PUC inscrever-se à Faculdade de Ciências Aeronáuticas. Sua surpresa foi enorme ao lhe ser exigida a licença de piloto privado. Resumindo, para cursar tal faculdade o cidadão já deve ser piloto privado, profissional habilitado ao exercício da atividade. Então qual a razão de tal curso? Repondo. Apenas mais uma faculdade caça níqueis. Alô MP confira mais esta picaretagem.
Por falar em PUC, o Paulo, pai do Anderson, lá lecionou por algum tempo. Certo dia em uma festa em família perguntei ao Paulo se era bom o salário e recebi como resposta que mal pagava a gasolina, mas mesmo assim valia a pena, pois enriquecia o currículo.
Em 2000 ou 2001, o Exército Brasileiro vendeu área contígua à PUC com 14hectares, onde houvera um quartel. Muitos eram os candidatos à compra, pois daria para erguer ali alguns milhares de apartamentos. A PUC exercendo o direito de preferência, arrematou a área pagando com um cheque importância superior a 20 milhões de reais. Foi naquele ano o maior negócio imobiliário de nosso estado. Isto me leva crer que o ensino superior é excelente negócio neste país. Quando ingressei na Unisinos a mesma funcionava num prédio à frente da Estação Rodoviária de São Leopoldo e no ano seguinte mudou para onde hoje está. De lá pra cá lá foi erguida uma verdadeira cidade. Óbvio que tal expansão é fruto das altas mensalidades assim como da procura por um título superior. Some-se a isto o fato de que por mais de 40 anos não foi criada uma única faculdade federal neste país. Agora, durante estes dois mandatos do Lula várias universidades foram criadas e estão sendo concursados mais 5.000 mil professores. E ainda há os que me ripam por dizer que estou contente com o governo do Lula. Por certo são pessoas bem nascidas ou mesmo grandes apedeutas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário