terça-feira, 20 de outubro de 2009

Em 2009, Lula ficou 46% dos dias longe de Brasília

20.10.09

Deu em O Globo Em 2009, 46% dos dias longe de Brasília Até agora, Lula já passou 136 dias viajando pelo país e exterior; Dilma costuma acompanhá-lo

De Luiza Damé e Chico de Gois:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou mais uma semana com agenda fora do gabinete em Brasília. E foi seguido pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República em 2010, que, desde a alta médica, no fim de setembro, tem incrementado os compromissos Brasil afora.

Em 292 dias deste ano, incluindo sábados e domingos, Lula ficou 136 longe de Brasília, o que corresponde a 46% de seu tempo. Foram 67 dias no exterior e outros 69 em viagens pelo país.

Desde o dia 25 de setembro, quando os médicos do Hospital Sírio-Libanês a liberaram do tratamento contra o câncer linfático, até ontem, Dilma ficou dez dias fora de Brasília.

A ministra adotou um ritmo semelhante ao do presidente. Na maioria das vezes se junta à comitiva presidencial, como na semana passada na visita às obras de transposição e revitalização do Rio São Francisco; em outros, ela parte para agenda própria, como ontem em Araraquara e São Carlos, no interior de São Paulo, quando se reuniu com prefeitos da região.

Hoje, Lula e Dilma retornarão às atividades em Brasília e deverão participar da posse do ministro José Múcio Monteiro no Tribunal de Contas da União (TCU). Mas, na tarde de amanhã, os dois já estarão em Ouro Preto, onde será lançado o chamado “PAC das cidades históricas”.

A dupla ainda terá compromisso em Belo Horizonte à noite e, na quinta-feira, em Governador Valadares, Uberlândia e Uberaba. Em todos, inauguração e visita a obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), comandado por Dilma. Leia mais em O GloboFonte: Noblat

Fonte: www.camera2.com.br

Diz o blogueiro – alguns setores de nossa imprensa tem comportamento no mínimo curioso, pois os preocupa onde o Presidente vai e quanto tempo permanece fora de Brasília. Ao que sei a Presidência é uma instituição e não um simples prédio em concreto. Assim sendo e considerando ser a mesma de todos os brasileiros, o andar da mesma pelo país entendo algo absolutamente natural. Quanto a movimentação da Presidência da República ao exterior igualmente me parece algo mais do que natural e lembro que já faz algum tempo li no Financial Times forte crítica contra o moderno Hilter, digo George Bush, em que dizia aquela publicção que o mesmo fazia guerra no Iraque descuidando do quintal e que Lula negociava direto com países da Ásia e Oriente Médio. Pois graças a esta atitude que nos libertou da intermediação dos Estados Unidos no comércio internacional eé que não nos tornamos reféns dos americanos nesta crise que detonou a economia deles, pois se assim não fosse o tsunami que os desvastou igualmente nos teria atingido. Felizmente Lula estava certo ao viajar e ao afirmar que tudo não passaria de uma marolinha. Os que o criticaram quebraram a cara mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário