quinta-feira, 30 de abril de 2009

Edmundo é absolvido de acusação de dirigir alcoolizado

Informação é do Tribunal de Justiça do Rio

jogador Edmundo foi absolvido nesta quinta-feira da acusação de dirigir alcoolizado e de desacatar autoridade em 2005. A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio, por unanimidade, reformou a sentença que havia condenado o jogador de futebol a um ano de detenção.

Segundo o TJ, ele foi flagrado em suposta "bandalha" ao sair de uma boate no Leblon, na Zona Sul do Rio, na madrugada de 19 de dezembro de 2005.

No recurso, a defesa de Edmundo alegou que o jogador sofreu cerceamento de defesa pelo fato de não ter sido nomeado um perito para estabelecer o grau de precisão e certeza do teor de álcool no sangue, a ser medido através do exame de urina.

E acusou os policiais militares de terem tentado achacar o jogador depois que o reconheceram na saída da boate. O advogado citou ainda o fato de os mesmos policiais terem perdido recentemente uma ação em que pediam indenização de R$ 300 mil.

De acordo com o relator do recurso, desembargador Geraldo Prado, "não há como demonstrar sem algumas provas periciais a relação entre a alteração anímica e a ingestão de álcool". Segundo o desembargador, o juiz tem que saber qual é a prova pericial necessária para isso.

"A prova colhida (teste de urina) pode demonstrar que em algum momento Edmundo bebeu, mas não se pode condená-lo por causa disso", disse.

O relator estranhou ainda o fato de os policiais terem ordenado ao jogador que dirigisse seu carro do local da abordagem até a delegacia, mesmo após perceberem que ele havia bebido.

A desembargadora Leony Maria Grivet Pinho completou dizendo que a lei é categórica e estabelece que a embriaguez somente é comprovada com o exame de sangue.

"A lógica indica que algo de muito estranho aconteceu. Por isso, voto pela absolvição", declarou.

Carteira de motoristas suspensa

O Detran do Rio suspendeu por dois anos a habilitação do ex-jogador de futebol Edmundo que acumulou 20 pontos ou mais na carteira de motorista.

A assessoria de imprensa do órgão informou que o prontuário de Edmundo somou 219 pontos desde 2006. A infração mais frequente cometida por Edmundo, no período, foi o excesso de velocidade.

Atualmente, Edmundo está condenado a quatro anos e meio de prisão por se envolver num acidente trânsito na Lagoa, Zona Sul, em 1995, no qual três pessoas morreram. Ele está em liberdade porque recorreu contra a sentença.

De acordo com o Detran, Edmundo já foi punido outras duas vezes com a suspensão da carteira de habilitação. Mas, segundo o órgão, mesmo assim o ex-jogador continuou dirigindo e cometeu 29 infrações no período.

O Detran informou que o jogador, conhecido como "Animal" nos meios esportivos, teve a carteira suspensa de abril a novembro de 2006, após dirigir alcoolizado e se envolver em um acidente no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.

Edmundo também ficou proibido de dirigir de março de 2007 a agosto de 2008, após ser flagrado supostamente alcoolizado conduzindo um veículo - crime pelo qual foi absolvido nesta quinta.

Ex-jogador atropelou operário

Em dezembro de 2008, ao sair de um treino em São Januário, na Zona Norte do Rio, Edmundo atropelou um operário. Na ocasião, o ex-jogador bateu com o carro em uma escada derrubando o funcionário que consertava um ar-condicionado.

O caso mais grave foi em 1995. Edmundo se envolveu em um grave acidente na Lagoa, que resultou na morte de três pessoas. Ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão e, graças a recursos, permanece em liberdade enquanto a Justiça analisa o pedido de redução de pena.

Aulas teóricas e exames psicotécnicos

O Detran informou que Edmundo e outros motoristas punidos com a cassação da habilitação terão que freqüentar 45 horas de aula teórica, 20 horas de aula prática de direção, além de realizarem exames psicotécnicos. Ao final das aulas e dos exames, os motoristas serão submetidos a provas práticas e teóricas.

O ex-jogador e os outros motoristas cassados podem recorrer da decisão dentro de um prazo de 30 dias. Segundo o Detran, os recursos podem ser encaminhados às juntas administrativas de recursos de infrações.

As informações são do site G1.

Fonte: zerohora.com



Comentário - por absoluta incompetênciado estado mais uma vez este crápula e homicida se livra da cadeia, seu lugar.

Gilmar Mendes descarta investigação sobre privilégios de ministro em aeroporto

Segundo revista, Menezes Direito fez uso de benefícios para favorecer familiares e amigos

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, descartou nesta quinta-feira abertura de investigação sobre a conduta do ministro Carlos Alberto Menezes Direito que, segundo denúncia publicada hoje pela revista Istoé, teria usado privilégios em aeroportos concedidos a ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando já ocupava cargo na Suprema Corte.

Segundo a revista, Menezes Direito fez uso de privilégios para favorecer familiares e amigos nos embarques e desembarques no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, entre fevereiro e dezembro de 2008.

— Não tem nenhuma investigação a ser feita em relação ao ministro Menezes Direito, não se atribuiu a ele nenhuma prática abusiva — afirmou Mendes.

O presidente do STF disse que Menezes Direito é uma "pessoa correta, extremamente ética", com atuação exemplar no tribunal. Os supostos favorecimentos apontados pela revista seriam, na avaliação do presidente do STF, procedimentos normais.

"Há medidas que são tomadas em relação ao caráter cerimonial ou de segurança dos ministros, algum auxílio que se presta nos aeroportos, na saída ou na entrada das aeronaves, mas sem nenhuma conotação de privilégio. Isso é feito tendo em vista características de cerimonial, de segurança e integridade dos próprios ministros", disse.

Fonte: zerohora.com




Comentário – partindo essa afirmação de Gilmar Mendes a mim não surpreende, pois este cidadão não pode mais continuar naquela corte que ele já desmoralizou. Sua atitude é uma vergonha à nação brasileira. Qual o caminho para cessar essa série de absurdos que vem ocorrendo nos tribunais superiores? O Congresso? Sim, seria o caminho natural, mas este está podre já faz um bom tempo. Para onde estamos indo. Estará mesmo a república se esfacelando?

STF derruba Lei de Imprensa por sete votos

Sete dos 11 ministros da Corte decidiram tornar sem efeitos a totalidade da lei

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou hoje a Lei de Imprensa, uma das últimas legislações do tempo da ditadura que continuavam em vigor. Num julgamento histórico, sete dos 11 ministros da Corte decidiram tornar sem efeitos a totalidade da lei ao concluírem que ela, editada em 1967, era incompatível com a democracia e com a atual Constituição Federal. Eles consideraram que a Lei de Imprensa era inconstitucional.

Após a decisão, os juízes terão de se basear na Constituição e nos códigos Penal e Civil para decidir ações criminais e de indenização contra jornalistas. A Lei de Imprensa previa penas de detenção mais rigorosas para os jornalistas que cometiam os crimes de calúnia, injúria e difamação do que o Código Penal. O principal debate ocorreu por causa do direito de resposta.

Para a maioria dos ministros, a prerrogativa está prevista na Constituição. Eles também observaram que há um projeto em tramitação no Congresso para regulamentar esse direito. O presidente do STF, Gilmar Mendes, queria manter em vigor artigos da Lei de Imprensa que estabelece as regras para o requerimento e a concessão de direito de resposta.

Para tentar convencer os seus colegas, ele chegou a citar o caso da Escola Base. Em 1994, vários veículos de comunicação divulgaram reportagens sobre suposto abuso sexual cometido contra crianças que estudavam na escola. No entanto, nada ficou comprovado.

— Os veículos da mídia produziram manchetes sensacionalistas — lembrou Mendes.

Mas a maioria dos ministros entendeu que a lei deveria ser derrubada integralmente.

— A liberdade de imprensa não se compraz com uma lei feita com a preocupação de restringi-la, de criar dificuldades ao exercício dessa instituição política — afirmou o ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

Fonte: zerohora.com




Comentário – esta lei já vai em boa hora. E pergunto se necessária formação universitária especifica para o exercício da atividade de jornalista?
Se procedente, pergunto então se o diploma em questão confere conhecimento em todas as áreas do conhecimento? Óbvio que não.
Pois se necessário, pergunto então como figuras fantásticas como Platão, Sócrates, Sófocles, Tales de Mileto e outras tantas não tão antigas nos legaram maravilhas dentro da filosofia, nascessem hoje seriam privadas do direito de pensar e colocar no papel tudo o que pensavam sem antes alcançarem uma titulação superior.
Vamos pensar, por favor.

Ministro do STF emite ofícios para beneficiar parentes em aeroportos, diz revista

Regalias incluem área VIP e não passar pelo detector de raio X ou pela fiscalização da Receita
Adriano Barcelos | adriano.barcelos@zerohora.com.br

Uma irregularidade supostamente usada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito em aeroportos pode virar fonte de constrangimento na Corte.

Conforme a revista IstoÉ, para garantir a parentes e amigos facilidades, como utilizar área VIP e não passar pelo detector de raio X ou pela fiscalização da Receita Federal ao ingressar no país em voos internacionais, Direito emitiu ofícios do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele está desligado do tribunal desde agosto 2007, quando foi para o STF.

Segundo a revista, foram pelo menos 12 ofícios entre fevereiro e dezembro de 2008. O STJ tem, no Rio de Janeiro e em São Paulo, representações destinadas a facilitar o deslocamento dos ministros quando estão a serviço da corte. Este serviço não possui similar no STF.

Os ofícios de Direito beneficiaram, entre outros, o filho do ministro, Carlos Gustavo Vianna Direito, juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e a nora dele, Theresa Direito. Eles chegaram ao Aeroporto Antonio Carlos Jobim em 10 de fevereiro, provenientes de Paris, e receberam atendimento privilegiado. Em outras oportunidades, a mulher de Direito e amigos também foram beneficiados.

A reportagem aponta ainda para a obtenção de outra vantagem para parentes do ministro: o que no jargão da aviação civil se chama "upgrade", quando o passageiro paga por um bilhete em classe econômica e recebe uma passagem em primeira classe.

Segundo IstoÉ, isso ocorreu em uma viagem a Paris, cujo bilhete varia de R$ 3,8 mil a R$ 6,2 mil na classe econômica e R$ 19,6 na primeira classe.

A Air France, segundo informação contida nos sites dos tribunais, é parte em 111 processos no STJ e em 50 no STF. Três deles encontram-se sob a responsabilidade do ministro Direito.

Contraponto

O que disse o ministro Carlos Alberto Menezes Direito

A reportagem tentou contato com a assessoria do STF e com o ministro, mas não obteve resposta.

Fonte: ZERO HORA.COM


Comentário- quem este cidadão é para, no exercício de um cargo de magistrado, via ofício estabelecer privilégios a familiares seus? Com que autoridade este mesmo magistrado vai proferir voto contra qualquer outro cidadão? Esta é a justiça que temos? Ou mudamos o provimento destes cargos nos tribunais superiores ou nunca teremos justiça aos mais humildes neste país.


Tendo ele Direito por nome me lembra o inverso, ou seja, me lembra o anzol, este sim torto por natureza.

Busatto vai para Santa Maria

Depois de mais de três meses de negociações, enfim, o ex-deputado Cézar Busatto aceitou o convite de Cezar Schirmer para integrar sua equipe na prefeitura de Santa Maria. Busatto assumirá o comando da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Projetos Estratégicos, até então sob a tutela do próprio Schirmer.
_ Minha tarefa será buscar alternativas de desenvolvimento para Santa Maria. Mas não com aquela visão ultrapassada de apenas atrair empresas e, sim, estimular o empreendedorismo, o capital humano e científico da cidade _ explicou.
Schirmer e Busatto combinaram que, em um primeiro momento, o ex-chefe da Casa Civil do governo Yeda vai se dedicar integralmente à nova empreitada, mudando-se de mala e cuia para Santa Maria.
_ Vou para uma tarefa. Concluída essa tarefa, que pode durar cerca de três meses, vamos avaliar juntos os próximos passos _ adiantou Busatto.
A proposta de Schirmer surgiu em janeiro, logo após a polêmica do convite para que Busatto assumisse uma secretaria no governo de Jairo Jorge, em Canoas. Sobre o episódio, Busatto diz que não restou mágoa:
_ Achei a atitude do Jairo (Jorge) corajosa e de alto espírito público. Passei a ter um grande respeito por ele depois de tudo isso.

Fonte: blogdaRosanedeOliveira em ZH

Desestímulo no Tribunal de Contas

O presidente do Centro de Auditores Públicos Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Roberto Sanchotene, disse em entrevista ao Gaúcha Atualidade que a situação vigente no TCE é de desestímulo total aos auditores de campo. O órgão aguarda que a Assembleia aprove um projeto que muda o plano de carreira dos servidores efetivos, diminuindo o valor das funções gratificadas em 50% e dobrando a gratificação que os auditores externos — que são aqueles que trabalham em campo tentando identificar irregularidades — têm direito.

— Temos certeza que a Assembleia Legislativa não deixará passar a oportunidade de promover essa mudança moralizadora na estrutura remuneratória do TCE — declarou Sanchotene.
Fonte: blogdaRosandeoliveira na ZH.com

Jovem é preso duas vezes em menos de 24 horas em Canoas

Homem foi solto ontem porque estava comprando e não vendendo droga

Um jovem foi preso duas vezes em menos de 24 horas em Canoas. Segundo a Brigada Militar, na primeira vez, o jovem de 18 anos foi detido na manhã desta quarta-feira com 45 pedras de crack e dinheiro no Beco do Antunes, bairro Mathias Velho. Com ele, outra pessoa foi presa.

Na manhã de hoje, uma viatura da Brigada Militar voltou ao local e encontrou o mesmo jovem. O comissário Juarez Hóy explica que ele foi solto ontem porque foi flagrado comprando e não vendendo droga.

Fonte: ZEROHORA.COM


Comentário – houve maldade dos brigadianos ao efetuarem declaração ao repórter, pois devem saber que os viciados (os que são flagrados comprando) infelizmente são inimputáveis. Lei assim diz. Meu pensamento é de que deveriam parar na cadeia, pois eles alimentam os traficantes.

Empresário e dois estudantes de Direito estão entre fraudadores presos pela PF

Prejuízo calculado até o momento é de R$ 3 milhões
Cid Martins | cid.martins@rdgaucha.com.br

Entre as nove pessoas presas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira na Grande Porto Alegre estão um empresário e dois estudantes de Direito. O líder do grupo é o empresário, que atua em Novo Hamburgo do setor de representação do ramo calçadista. Um estudante de Direito é filho dele, morador do Vale do Sinos, e o outro, também da região, era o responsável por acessar na internet os processos judiciais nos quais buscavam os dados das vítimas.

O trio é suspeito de integrar uma quadrilha que usava documentos falsos para sacar indevidamente dinheiro referente a processos sobre revisão da aposentadoria. Os demais envolvidos são dois estelionatários que confeccionavam os documentos falsos e "laranjas".

De acordo com o delegado Ildo Gasparetto, pelo menos 50 pessoas devem ser indiciadas pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e uso de documentos falsos, entre outros crimes. O prejuízo calculado até agora é de aproximadamente R$ 3 milhões.

A investigação começou em fevereiro deste ano. Cinquenta aposentados foram lesados. Todos estão sendo ressarcidos pela Caixa Econômica Federal. Um dos suspeitos continua foragido.

A operação ocorreu em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Estância Velha, Capela de Santana, Dois Irmãos, Cachoeirinha e Viamão. Foram cumpridos 10 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão.

Fonte: zerohora.com

Senador Paulo Paim admite ter doado passagens para voos ao Exterior

Parlamentar gaúcho diz ter saldo de R$ 90 mil e que pretende devolver para o Congresso

Senadores também usaram a cota de passagens aéreas para viajar ao Exterior. A informação é do portal Congresso em Foco. O senador gaúcho Paulo Paim (PT) está entre o grupo de parlamentares apontados pelo site, com quatro bilhetes emitidos. Todos dizem ter agido de acordo com lei ao usarem a cota das passagens aéreas para transportar terceiros. O petista disse que não usou toda a sua cota e que pretende devolver pelo menos R$ 90 mil para o Congresso:

— Sou um dos senadores que mais economiza essa cota. Tenho um saldo de pelo menos R$ 90 mil que vou devolver para o Congresso. Eu nunca viajei para o exterior, mas pelo Brasil, sim, Meu trabalho é aqui. Viajo todo o país participando de palestras e debates.

Paim explica que nunca negou ter doado passagens e que faz esse tipo de repasse, se necessário, para movimentos sociais, motivo de urgência, como doença na família ou problemas de saúde.

Usando esse critério, o senador gaúcho diz que doou duas passagens de ida e volta para o Uruguai para Washington Bonilla. De acordo com o site, o primeiro bilhete foi emitido em 15 de fevereiro de 2008 e o segundo, em 27 de novembro daquele ano.

— Ele vive há mais de 20 anos no Brasil. Tem mais de 130 quilos e tem dificuldade de locomoção. Viajou em dois momentos devido a doença dos pais no Uruguai. O pai teve derrame na primeira viagem e na segunda foi por razão de uma cirurgia da mãe — informa Paim.

O senador gaúcho afirmou que conhece Bonilla por ele ser um militante das causas sociais.

Registros parciais das companhias aéreas aos quais o Congresso em Foco teve acesso mostram 12 viagens internacionais, sendo sete de ida e volta, para Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Os 19 voos saíram da cota de quatro senadores e beneficiaram parentes e pessoas que não trabalham para os parlamentares.

As passagens foram emitidas entre 25 de junho de 2007 e 13 de janeiro de 2009, pela Gol e pela Varig. Além dos quatro voos de Paim, oito saíram da cota de Alvaro Dias (PSDB-PR), cinco de Geraldo Mesquita (PMDB-AC) e dois de Osmar Dias (PDT-PR).

Todos os parlamentares ouvidos pelo site afirmam que agiram dentro da legalidade, mesmo quando transportaram parentes para fins particulares, e que não devolverão o dinheiro gasto.

Fonte: ZEROHORA.COM



Comentário - é o meu Senador, mas sua atitude a mim envergonha, pois esse tipo de assistência é de competência do Executivo que tem rubrica orçamentária destinada a tal. Lamento e vou repensar o meu voto na próxima eleição, ou voto nele, ou simplesmente me abstenho.

Faz-de-conta na prestação jurisdicional

(30.04.09)

Por João Luis de Matos,
advogado (OAB/RS nº 34.492)

Mais um surreal caso de demora judicial, de uma precatória de penhora enviada de Porto Alegre para Santa Catarina, onde inventaram a "intimação do oficial de justiça".

Explico. Distribuida em dezembro de 2007, a carta precatória (nº 023.07.138296-0) recebeu um despacho - após longa carta enviada pela parte ao presidente do TJ-SC em junho/2008, falando de sua situação de penúria.

Em decorrência, o juiz da Vara de Precatórias determinou ao oficial de justiça "o cumprimento do mandado de penhora em 24 horas, sob as penas da lei".

Após 10 meses "aguardando cumprimento do mandado", o mesmo magistrado saiu-se com esta pérola: "R.h. Diante da certidão de fl. 13, intime-se, pela última vez, o oficial de justiça para que proceda à devolução do mandado, devidamente cumprido, no prazo de 24 horas. Deve ser ele informado, também, que será oficiado ao presidente do Tribunal de Justiça a respeito da situação da presente precatória, pois atua o servidor com total descaso as determinações dadas por este Juízo, demonstrando profundo desrespeito com as partes e com os magistrados que atuam nesta unidade".

Agora o sistema judicial está intimando o oficial de justiça, para que ele faça o que é pago pra fazer! E pela última vez!...

Se o oficial nada fizer, penso que o próprio juiz vai lá, pessoalmente, intimar a empresa...

Enquanto isso, convido os leitores que acompanhem o meu drama profissional - e o de meu cliente, credor - numa vista de olhos nas informações processuais que, pouco adiante, estou anexando. É a comprovação dos 16 meses de faz-de-conta.

(*) E.mail: jldematos13@gmail.com

Fonte: www.espacovital.com.br

Desembargador Edgar Lippmann é afastado do TRF da 4ª Região por decisão do CNJ

(30.04.09)

O Conselho Nacional de Justiça decidiu na sessão plenária de ontem (28) afastar de suas funções o desembargador federal Edgard Antônio Lippman Júnior, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que engloba os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Foi aberto processo administrativo disciplinar, a fim apurar os fatos indicados em sindicância promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça. O relatório da sindicância foi apresentado ao plenário pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp.

A sindicância foi aberta para apurar denúncias de que o desembargador teria recebido valores - de forma indevida - para possibilitar a reabertura e manutenção de uma casa de bingo da empresa Monte Carlo Entretenimento, além da aquisição irregular de uma série de bens imóveis em nome de sua companheira Ivanise Machado Crescêncio.

Os dados preliminares da sindicância indicam que, entre 2003 e 2007, a movimentação financeira do desembargador em instituições financeiras foi superior aos rendimentos declarados nesse período.

Na decisão, o corregedor nacional concedeu prazo de 15 dias para que a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região suspenda todas as vantagens do desembargador, tais como uso de carro oficial, de gabinete, motorista, nomeação de servidores, entre outras -, com exceção dos subsídios. Também determinou a redistribuição dos processos de sua atribuição ou convocação de magistrado para sua substituição. (Sindicância nº 2008.10.00.002725-4 - com informações do CNJ).

Fonte: www.espacovital.com.br



Comentário - tristeza e indignação são o que sinto ao ler essa notícia, pois me vejo nos tempos em que exercia função policial, efetuando uma busca e apreensão, como conseqüência a instauração do inquérito policial que concluso chegava ao judiciário e ali, vejam bem, um Desembargador (magistrado em final de carreira) recebendo propina dos bandidos e meu trabalho sendo levado à lata do lixo. Meu trabalho era remunerado por vocês contribuintes, as horas de sono que dediquei à atividade policial hoje se refletem em minha saúde e um cretino destes fazendo de palhaços a nós todos.

A arte de engordar salários

ABERTURA DA PÁGINA 10 DE ZH

É um mistério para a maioria dos gaúchos o mecanismo que faz do Tribunal de Contas do Estado uma fábrica de marajás. Mesmo tendo somente 800 funcionários, o TCE concentra o maior número de servidores ativos e aposentados ganhando acima do teto de R$ 22.111: são 149 pelas contas do governo e 145 pelos registros do tribunal. Supera o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e o Ministério Público. A chave do mistério se chama função gratificada, a popular FG. O milagre da multiplicação do salário se dá pela incorporação dessas gratificações e pela incidência dos adicionais de tempo de serviço sobre elas.

As FGs do TCE variam de R$ 360,50 a R$ 10.911,20. As de valor mais elevado são destinadas a diretores e chefes de Gabinete. Isso significa que um auditor com salário básico de R$ 6.333 (inicial) pode chegar facilmente a R$ 25 mil pela concessão de uma FG de diretor (R$ 10,9 mil) sobre a qual serão aplicadas as chamadas vantagens temporais.

Se essa pessoa tinha incorporado 100% de uma FG de qualquer valor (até mesmo a menor, de R$ 360,50) até a aprovação da lei do governo Britto, que restringiu as incorporações, levará o valor integral da maior gratificação para a aposentadoria.

A direção da Associação dos Servidores do TCE e do Centro de Auditores Externos sustenta que um caminho para conter o crescimento dos altos salários é a Assembleia aprovar um projeto que está na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta é de diminuir o valor das FGs em 50%, além de extinguir 75 conhecidas como “sem atribuição”. São gratificações dadas por critérios subjetivos a servidores que não exercem cargos de chefia.

O projeto muda o plano de carreira dos servidores efetivos e dobra a gratificação a que os auditores que trabalham em campo têm direito. Sobre essa parcela, não incidem as ditas vantagens temporais. A ideia enfrenta resistência de aposentados e de servidores que almejam ocupar diretorias ou outras chefias que permitam engordar os salários.

Os auditores do TCE dizem que as altas gratificações pagas a quem trabalha na área administrativa são um desestímulo a quem está em campo tentando identificar irregularidades.

Fonte: blogdaRosanedeOliveira em zh.com

quarta-feira, 29 de abril de 2009

TCE manterá supersalários

Alguém se surpreenderá se souber que o Tribunal de Contas do Estado convocou uma coletiva de imprensa hoje para dizer que continuará pagando supersalários? Pois foi isso mesmo que ocorreu há pouco.

Presidente do TCE e ex-deputado estadual pelo PDT, o conselheiro João Luiz Vargas chamou a imprensa para reafirmar sua convicção na manutenção dos pagamentos para quem recebe acima do teto.

Em 25 de março, a Corte rejeitou a representação do Ministério Público de Contas pedindo o fim do pagamento dos vencimentos acima do teto. Se o limite for considerado R$ 24,5 mil (salário do ministro do STF), há 98 servidores que recebem acima desse valor. Se considerado como limite o teto estadual de R$ 22,1 mil, deveriam ser cortados 149 contracheques.

BlogdaRosanedeOliviera em ZH.com


Comentário - esse TCE não mais me surpreende, pois livrou o prefeito de Xangri-Lá de processo crime por improbidade administrativa, o que poderia colocá-lo na cadeia, com justiça. Ao invés pagou uma multa irrisória sem nem mesmo restituir o dinheiro do erário jogado fora e ainda recomendou ao Legislativo que o absolvesse, o que foi feito ao apagar das luzes da administração anterior. Peraí, esse presidente do TCE não é aquele mesmo envolvido na quadrilha do Detran? Ora, assim sendo talvez se possa compreender melhor seu conceito de ética.

Professor da Ufrgs é condenado a pagar multa por racismo

Professor da Ufrgs é condenado a pagar multa por racismo
MPF denunciou o docente por comentários racistas feitos em aula. Ele pode recorrer da decisão

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) condenou na terça-feira um professor da faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) a pagar multa civil por ato de racismo. O professor foi denunciado em ação civil pública pelo Ministério Público Federal (MPF) por ter feito em aula comentários racistas.

Conforme a denúncia do MPF, o acusado teria dito durante o primeiro dia de aula da disciplina "Leguminosas de Grãos Alimentícios", em março de 2000, as frases: "os negrinhos da favela só tinham os dentes brancos porque a água que bebiam possuía fluor" e "soja é que nem negro, uma vez que nasce é difícil de matar".

À época, foi aberta uma comissão de sindicância na faculdade, que concluiu que não havia uma conotação racista nas afirmativas do professor e que este tinha "o intuito de criar um ambiente mais descontraído no primeiro dia de aula", e ainda, que teria feito uso de expressões informais usuais no meio rural relacionadas à raça negra.

O MPF então ajuizou a ação, julgada pela 6ª Vara Federal de Porto Alegre, que foi considerada improcedente. A Procuradoria recorreu ao tribunal alegando que houve ação discriminatória e racista e que esta teria provocado constrangimento e indignação em todos os presentes e principalmente no único aluno negro presente.

O acusado defendeu-se alegando ter dito as frases sem intenção pejorativa e que valera-se de ditado corrente na zona rural, costumeiro em agricultores de origem italiana, que teria um conteúdo positivo, relativo ao vigor da raça negra. Entretanto, conforme alunos que testemunharam o fato, ele teria se retratado ao final da aula e em aulas posteriores tentado intimidar o aluno ofendido.

O relator do processo, juiz federal Roger Raupp Rios, convocado para atuar na corte, entendeu que "é inequívoca a violação dos princípios da legalidade, da impessoalidade e da moralidade". Segundo o magistrado, um professor com o grau de intelectualidade do réu não teria como ignorar o conteúdo racista nas expressões utilizadas.

O professor foi condenado a pagar multa civil no valor de uma remuneração mensal do seu cargo universitário, que será destinada ao fundo da ação civil pública, incluídas todas as vantagens e adicionais que recebia quando ocorreu o fato. Ele poderá recorrer da decisão.

As informações são da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Fonte: zerohora.com



Comentário - óbvio que as expressões referidas como empregadas pelo professor tinham sim cunho de discriminação. A conclusão da sindicância demonstra a covardia dos membros da comissão de sindicância que chegaram a tal conclusão. Deveriam todos ser punidos assim como o réu. Penso que houve discriminação pela cor da pelo, pois somos todos, indistintamente de cor, membros da raça humana.

CAPANGA INTERPELA CLOACA NEWS

A caixa postal do Cloaca News acaba de receber mensagem de e-mail supostamente enviada pelo grande patriota e - segundo o portal da Globo - "empresário de tecnologia" Luiz Eduardo Auricchio Bottura, o mesmo que entrou com uma representação no Conselho Nacional de Justiça contra o Ministro Joaquim Barbosa, do STF (veja postagem anterior).
O texto, intitulado "Voce [sic] está errado", começa assim: "Todas as acusações contra mim e inclusive minha prisão, foram após denuncias contra Desembargadores do TJMS ao CNJ. Fui preso por um juiz substituto, e quando o titular voltou, me soltou e extinguiu a ação. Eu não brigo com os poderosos somente através de blogues, mas os represento. Entre no meu blogue e veja como sou um dos seus."
Em seguida, nos indica este endereço. Como você mesmo constatará ao examinar o "perfil do usuário", o suposto pilantra possui cinco blogs diferentes, mas com teores semelhantes. Diante de tão vasta "bibliografia" disponível a respeito de tão virtuoso cidadão, ficamos aqui a imaginar por quais motivos o portal de notícias das Organizações Globo - incluído aí o barrigueiro tocador de jazz - omitiu de sua notícia os detalhes mais emocionantes da biografia deste diligente brasileiro.

Fonte: http://cloacanews.blogspot.com/

A RBS no banco dos réus

Por Elaine Tavares – Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina realizou no dia 28 de abril de 2009 uma discussão histórica, colocando no banco dos réus o oligopólio da Rede Brasil Sul, a RBS. Mas, esta proposta de transformar a maior rede de comunicação do sul do país em ré comum não foi privilégio da direção do sindicato, portanto a ela não se pode reputar nenhuma intenção ideológica. O responsável por esta façanha é o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em Santa Catarina, Celso Antônio Três (foto), que apresentou uma ação civil pública ao Ministério Público Federal contra a empresa dos Sirotski, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a União.

Baseado exclusivamente na letra fria da lei, o procurador apela para a tutela dos direitos de informação e expressão do cidadão, a pluralidade, que é premissa básica do Estado democrático e de Direito. Com base nisso ele denuncia e exige providências contra o oligopólio da mídia sustentado pela RBS no Estado de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Segundo Três, é comprovada documentalmente a posse de 18 emissoras de televisão aberta, duas emissoras por cabo, oito jornais diários, 26 emissoras de rádio, dois portais na internet, uma editora e uma gravadora. Ele lembra ainda que o faturamento do grupo em 2006 chegou a 825 milhões de reais, com um lucro líquido de 93 milhões, tudo isso baseado no domínio da mente das populações do sul que atualmente não tem possibilidade de receber uma informação plural.

Praticamente tudo o que se vê, ouve ou lê nos dois estados do sul vem da RBS. No debate realizado pelo SJSC o procurador insistiu que filosoficamente ser é ser percebido e isso é o que faz a mídia, torna visível aqueles que ela considera “ser”. Os pobres, os excluídos do sistema, os lutadores sociais, toda essa gente fica de fora porque não pode ser mostrada como ser construtor de mundos. Celso Três afirma que na atualidade o estado é puro espetáculo enquanto o cidadão assume o posto de espectador. Nesse contexto a mídia passa a ser o receptor deste espetáculo diário, ainda que não tenha a menor consistência. “Nós vivemos uma histeria diária provocada pela mídia e o país atua sob a batuta desta histeria”.

No caso de Santa Catarina o mais grave é que esta histeria é provocada por um único grupo, que detém o controle das emissoras de TV e dos jornais de circulação estadual. Não há concorrência para a RBS e quando ela aparece é sumariamente derrotada através de ações ilegais como o “dumping”, como o que aconteceu na capital, Florianópolis, quando da abertura do jornal Notícias do Dia, um periódico de formato popular com um preço de 0,50 centavos. Imediatamente a RBS reagiu colocando nas bancas um jornal igual, ao preço de 0,25 centavos. Não bastasse isso a RBS mantêm cativas empresas de toda a ordem exigindo delas exclusividade nos anúncios, incorrendo assim em crime contra a ordem econômica.

Sobre isso a lei é muito clara. Desde 1967 que é terminantemente proibido um empresa ter mais que duas emissoras de TV por estado. A RBS tem mais de uma dezena. A Constituição de 1988 determina que a comunicação não pode ser objeto de oligopólio. Pois em Santa Catarina é. Segundo Três, na formação acionária das empresas existem “mais de 300 Sirotski” , portanto não há como negar que esta família controle as empresas como quis fazer crer o Ministério das Comunicações, também réu na ação. “Eles alegaram que a RBS não existe, é um nome de fantasia para empresas de vários donos. Ora, isso é mentira. Os donos são os mesmos: os Sirotski”.

O procurador alega que a lei no Brasil, no que diz respeito a porcentagem de produção local que deve ter um empresa, nunca foi regulamentada, mas não é por conta da inoperância do legislativo que a Justiça não pode agir. “Nós acabamos utilizando a lei que trata do mercado de chocolate, cerveja, etc. Nesta lei, uma empresa não pode controlar mais que 20% do mercado. Ora, em Santa Catarina, a RBS controla quase 100% da informação”.

Aprofundando o debate sobre a ação oligopólica da RBS, Danilo Carneiro, estudioso do sistema capitalista e membro do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, deu uma aula sobre a formação do sistema capitalista e mostrou como atualmente o capitalismo já não consegue mais reproduzir a vida, tamanha a sua dominação sobre a vida das pessoas e sua sanha por lucros. Desde as cidades-estado italianas, onde o comércio impulsiona a acumulação de lucros, até os dias de hoje a consolidação do capitalismo está ligada à exploração dos trabalhadores e da natureza. Para que isso aconteça é necessário manter as gentes em estado permanente de alienação e aí entram os Meios de Comunicação de Massa. Não é à toa, portanto, que instituições governamentais como o CADE e o Ministério das Comunicações façam vistas grossas ao oligopólio da RBS assim como da Globo. Tudo faz parte da manutenção do sistema.

Sobre a ação na Justiça contra a RBS, Danilo lembrou que hoje no Brasil existem mais de 60 milhões de ações em andamento e isso por si só já dá um panorama do que pode acontecer. Sem uma mobilização política efetiva das entidades e do povo catarinense, essa ação pode se perder no sumidouro da Justiça brasileira.

Na platéia do debate um público muito representativo do movimento social de Florianópolis, tais como representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFSC, da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (UFECO), Sindicato dos Previdenciários (SINDPREVS), Sindicato dos Eletricitários (SINERGIA), jornalistas, estudantes, professores. Cada um deles compreendeu que à corajosa atitude do procurador Celso Três, devem se somar ações políticas e de acompanhamento da ação. O Sindicato dos Jornalistas deve se colocar como assistente do Ministério Público, abastecendo-o com informações e as demais entidades vão difundir as notícias e fazer a pressão necessária para o andamento da ação.Conforme bem lembra Celso Três, esta não é uma ação voluntarista ou ideológica, ela é objetiva e se fundamente na lei maior. Oligopólios são proibidos e as populações de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul tem direitos a uma informação plural e diversificada. Não há amparo legal para a propriedade cruzada, o pensamento único e muito menos para a dominação econômica.

Na senda da fala de Danilo Carneiro, que deixou claro que sob a ditadura do capital é impossível a democratização da comunicação, também assomou entre os presentes a necessidade da discussão e da luta por outra comunicação e outro estado que não esse no qual imperam as relações de dominação. Agora é ficar atento e aprofundar a luta. Sem isso, não anda a ação, e tampouco acontecem mudanças estruturais.

Fonte: http://www.rsurgente.net/2009/04/rbs-no-banco-dos-reus.html

PF indicia presidente do Banco Opportunity

Braço direito de Daniel Dantas foi indiciado por seis crimes

A Polícia Federal indiciou na terça-feira por seis crimes Dório Ferman, presidente do Banco Opportunity e braço direito do banqueiro Daniel Dantas. A exemplo de Dantas — alvo maior da Operação Satiagraha e enquadrado segunda-feira pela PF —, Ferman ficou em silêncio diante do delegado Ricardo Andrade Saadi, que preside o caso.

Indignado porque, segundo alega, não teve acesso a 50 volumes de documentos que a PF juntou aos autos 'em cima da hora', Ferman recusou-se até mesmo a assinar nota de culpa — ato formal de seu indiciamento —, fato incomum na rotina policial.

Evasão de divisas, lavagem de dinheiro, empréstimos vedados pela Lei do Colarinho Branco, sonegação fiscal, gestão fraudulenta de instituição financeira e formação de quadrilha são os delitos atribuídos a Ferman.

O banqueiro completou o ciclo de indiciamentos da Satiagraha, 13 ao todo. Ontem, além de Ferman, foram indiciados Itamar Benigno, gestor do banco, Carlos Bernardo Torres Rodemburgo, operador do grupo, e Humberto Braz, condenado com Dantas no processo por corrupção. A PF sustenta que Dantas liderava organização criminosa para fraudes financeiras e remessas ilegais para paraísos fiscais por meio do Opportunity Fund.

A PF planeja relatar o inquérito até amanhã e enviar os autos ao juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6.ª Vara Criminal Federal, que já condenou Dantas a 10 anos de prisão por suposto crime de corrupção ativa. O inquérito seguirá para o procurador da República Rodrigo de Grandis, acusador de Dantas. Grandis prepara denúncia criminal contra o banqueiro e sua equipe. Não se sabe, ainda, se o procurador pedirá novamente a prisão de Dantas, como fez em 2008 em duas ocasiões.

fonte: zerohora.com




Comentário – estes bandidos todos, durante a privataria promovida por FHC que também deveria ser preso, agora estão experimentando o sabor amargo das leis, embora tenham um guardião na pessoa do Ministro Gilmar Mendes, Presidente do STF. Mas não há guardião que consiga livrar bandidos quando um IP é bem feito. E há os que querem o fígado do Delegado de Polícia Federal, Protógenes Queiroz, para mim um exemplo de policial, isto partido de mim que exerci função policial por mais de trinta anos.

Joalheria é assaltada na Avenida da Azenha, na Capital

Ataque é o sétimo contra estabelecimentos do gênero na cidade em 20 dias
Cid Martins | cid.martins@rdgaucha.com.br

Quatro homens armados assaltaram uma joalheria na Avenida da Azenha, em Porto Alegre, por volta das 9h30min desta quarta-feira. Os criminosos renderam funcionários e fugiram em um Voyage modelo novo roubado, levando joias que estavam em exposição. Depois, trocaram de carro, abandonando o Voyage na Rua General Caldwell, nas proximidades, e escaparam em um Corsa Sedan vermelho. O valor do material roubado não foi divulgado. Ninguém ficou ferido.

A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) investiga duas quadrilhas que estão agindo na Região Metropolitana. Em 20 dias, é o sétimo ataque a esse tipo de estabelecimento, somente na Capital.

Há dois anos, o Deic desmantelou duas quadrilhas especializadas em assaltos a joalherias que agiam na Grande Porto Alegre. Não se descarta que alguns desses assaltantes tenham pertencido a esses bandos.

Fonte: zerohora.com

Comentário - com o desaparecimento do policiamento ostensivo afeto à Brigada Militar, não há mais segurança. Ainda ontem à noite, assistia ao programa Democracia no canal de TV da Assembléia e vi num debate sobre o engodo dos micro-açudes deste governo, um brigadiano com o peito coberto de medalhas (creio que não seja nenhum herói de guerra) e pensei que se o governo colocasse todos os brigadianos no policiamento, certamente as coisas melhorariam, pois há brigadianos espalhados por toda parte fazendo política e para atividade fim não há mais efetivo. Concluo, pois, que não temos é governo mesmo, pois os brigadianos fazem o que querem e quando querem.

Mudanças nas carreiras

Apesar das advertências dos aliados de que o projeto não passará, Yeda Crusius mantém a disposição de propor mudanças nas carreiras de servidores públicos, instituindo o adicional por desempenho.

Faltou espaço na página, mas como aqui tenho um latifúndio, acrescento: as mudanças devem ser discutidas em diferentes fóruns durante o mês de maio. A expectativa da governadora é de que quando conhecerem as propostas os deputados apoiarão as alterações.

No mínimo, o governo quer retirar da Constituição a obrigatoriedade das promoções por tempo de serviço e abrir a possibilidade de premiar o desempenho dos servidores, como já faz na Secretaria da Fazenda e na Procuradoria-geral do Estado. A diferença é que na Fazenda e a PGE a produtividade é paga, mas persiste a promoção por tempo de serviço.

fonte: blogdaRosanedeOliviera em ZH.COM

Comentário – somente agora compreendo a razão pela qual este governo vem postergando a divulgação da relação dos promovidos nos quadros da Polícia Judiciária. Atitude covarde e nojenta de quem se diz ético. Resta aos membros da Polícia Judiciária aguardar a eleição e trabalharem por alguma candidatura mais honesta, o que não será fácil encontrar. Isto é uma vergonha.

Estado não tem nenhuma escola entre as 50 melhores do Enem

Das 26 mil escolas avaliadas pelo exame, 74% obtiveram nota abaixo da média nacional

Nenhuma escola gaúcha avaliada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2008 conseguiu se classificar no grupo das 50 melhores colocadas. A instituição que melhor se destacou no Estado foi o Colégio Província de São Pedro, que atingiu a 64ª colocação, com a média 71,87.

> Confira o desempenho das escolas brasileiras no Enem

Apesar de admitir que gostaria de ver o Rio Grande do Sul entre os primeiros colocados no Enem, o presidente do Sinepe no Estado, Osvino Toillier, faz uma ressalva:

— A beleza de uma escola não pode ser traduzida apenas com o resultado de uma prova.

Para Toillier, o ranking de escolas feito pelo Enem é preocupante, pois está se transformando em um "grande lance de marketing" dessas instituições. No Rio Grande do Sul, segundo ele, ainda não há a cultura do Enem, diferentemente do que ocorre em outros Estados.

Escolas particulares predominam

Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obtiveram nota abaixo da média nacional, que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%.

Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maior parte se concentra na Região Sudeste. Outras 6 mil ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.

Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola — incluindo a prova objetiva e a redação com correção de participação — foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100. São 30 pontos a mais do que a média nacional divulgada em novembro pelo Inep. Administrado por padres beneditinos, o colégio só recebe alunos do sexo masculino. A mensalidade para o Ensino Médio varia de R$ 1.616 a R$ 1.752.

Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral.

ZERO HORA


Comentário - esta é a realidade da nova maneira de governar.
Somente notícias "produzidas" por assessoria. De concreto, nada.
Pobre Rio Grande do Sul.

terça-feira, 28 de abril de 2009

O BARRACO ( SIM, O BARRACO) NO EXCELSO….

Vejam o que o experiente e respeitado des. Nelson Oscar de Souza diz , sem meias palavras.

Insensibilidade social

(28.04.09)
Por Nelson Oscar de Souza,
desembargador aposentado do TJRS.

Mensagem há pouco recebida de amigo magistrado conclui assim: “por aqui o tempo segue instável, esquisito, que nem o STF…”

Realmente perfeito este registro. A sociedade brasileira, em peso, tem a mesma impressão. Não há como negar… A Corte Suprema nos tem oferecido, nos últimos tempos, este penoso espetáculo: decisões instáveis, contraditórias, incompreensíveis - todas com ares de uma certa esquisitice de velhos bacharéis (desimportando a idade)…

E, na semana passada, o clímax: o bate-boca entre o desabrido presidente da corte e um colega que lhe assacou uma verdade insofismável: “Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse País… está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro…”

O titulo deste artigo, a princípio, foi pensado como ´o Supremo Tribunal Federal e a crise da adolescência´. Nada de irreverente ou depreciativo. Tenho a convicção firmada de que o atual estágio evolutivo vivido pelo STF é sumamente salutar e necessário. A imagem retirada do linguajar da psicologia retrata perfeitamente, data venia, essa situação.

Trata-se, nada mais nada menos, do que uma crise de identidade. E esta é própria da adolescência.

Que crise de identidade é essa ?

Dois aspectos gostaria de ressaltar ao leitor leigo.

Primeiro: a Constituição vigente acaba de completar os seus primeiros 20 anos – adolescente, ainda, sem terem sido assimilados, pela sociedade e pela própria corte, as suas mais novas e sérias inovações.

Segundo: não se pode confundir decisões individuais de alguns ministros, com as decisões coletivas. Embora, também nestas, possa ser apontada como certa a presença dessa mesma crise. Cabe lembrar que a maioria absoluta é constituída por juízes com menos de seis anos de exercício, eis que nomeados pelo atual “governo”.

O episódio dos inocentes de colarinho branco. O ministro Gilmar Mendes – presidente eleito para o biênio – resolveu soltar quem fora mandado prender por magistrado de primeiro grau. Cabem várias considerações. Primeiramente, a personalidade do senhor ministro. Subjetivamente, ele próprio, como advogado-geral da União, havia sido mandado sindicar pela Policia Federal. Jamais se libertou desse episódio, conforme confessou em suas entrevistas à imprensa, na época.

A decisão ministerial, que se chocou de frente com a consciência da sociedade brasileira, revelou falta de sensibilidade social e deve ter sido consequência daquela determinante subjetiva. De outra parte, o autoritarismo de quem detém tamanho poder: o de reformar as decisões de magistrado de instância inferior. Decisão pessoal, em liminar, sem consultar ninguém.

Autoritarismo que se revelou mais flagrante no momento da segunda decisão: ameaça de punição do juiz prolator, como se a este a Constituição não outorgasse a independência de julgamento!

Tratou-se, simplesmente, do destempero inadequado a um ministro. Resultado: a unanimidade da magistratura manifestou-se contra o ato intempestivo. Consequência maior e mais profunda para o cidadão comum: a cisânia semeada gratuitamente entre os magistrados e a idéia de uma crescente desconfianca contra o Poder Judiciário que, na época, somente detinha 56% do apoio popular. Depois…

Depois seguiu-se, por todo o país e em toda a imprensa, a brilhante e desmoralizadora criatividade dos chargistas. Ora, é sabido e ressabido que os chargistas representam os órgãos de ressonância da média do pensamento e do sentimento de toda a nação ! Nunca ministro algum fora objeto de tamanho deboche.

Mas agora a coisa desandou mesmo. Há dias, o mesmo ministro – que revela cada vez mais a sua dissintonia com a unânime opinião pública do país - resolveu soltar mais outros inocentes de colarinho branco ! Os inefáveis executores do mensalão… O ex-calvinho Marco Valério, e seus íntimos, passando-lhes a credencial de pessoas dignas de figurarem no jet-set internacional – de figurarem, com título e com brilho nos mais conceituados meios social, bancário, político, juntamente com o impoluto sr. Cacciola…

É preciso ter cacife para subir tanto no conceito público deste país…

Não bastam, entretanto, as traquinagens jurídicas cometidas pelo presidente da Corte Maior: agora a elas se juntam ainda, com a mesma inconsciência, as do sedizente ministro da Justiça ao negar a extradição de um terrorista e assassino de conceito internacional, condenado em definitivo à prisão perpétua pelo Poder Judiciário italiano !

Anote-se: o presidente brasileiro, e seu ministro, afirmam que a Itália deverá respeitar a decisão do governo brasileiro, sem lembrarem que, assim procedendo, estão atropelando decisão soberana dos Poderes constituídos daquele Governo !

Quem é, na ordem das coisas, esse ministro e qual o critério objetivo para colocar sob suspeição a lisura do julgamento das cortes italianas ?

O chargista Iotti, com sua intuição genial, retratou muito bem os motivos determinantes dessas açodadas decisões (ZH, 27.1.2009, p. 15): a ideologia subjacente - não é verdade que os nossos escalões superiores de mando abrigam ou abrigaram assaltantes de bancos, sequestradores de um embaixador e de brasileiros, tendo matado civis inocentes com suas bombinhas ? E o “presidente” e auxiliares principais não continuam jurando amor eterno aos ditadores de plantão, todos integrantes do Fôro de São Paulo ?

Pergunta-se: até onde e até quando suportará a nação esse acinte aos seus sentimentos de honestidade e justiça ? E até quando reinará a impunidade patrocinada pela corte maior ?

Observação final: e - pasme-se ! - será o órgão maior do Poder Judiciário brasileiro a quem caberá decidir sobre esse ato insensato do Poder Executivo !…


Fonte: http://blog.gessinger.com.br/

MPF denuncia quatro por fraude do leite em pó em Santa Maria

Caso ocorreu em 2003, em compras para o Exército Brasileiro

Cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal por fraudar uma licitação para a compra de leite em pó para o Exército Brasileiro, em 2003. De acordo com a denúncia, os acusados deveriam fornecer 24 mil quilos de leite em pó integral instantâneo ao Depósito de Subsistência de Santa Maria (DSSM). Porém, teriam repassado apenas 9 mil quilos desse produto e 15 mil quilos de leite em pó de qualidade inferior, tendo causado grande prejuízo à Fazenda Pública.


Fonte: zerohora.com

Prefeito e vice e dois vereadores de Nova Palma são cassados

Eles são suspeitos de compra de votos nas últimas eleições e vão recorrer

O prefeito de Nova Palma, Élder Grendene, do PP, e o vice André Luiz Rossato, do PMDB, foram cassados hoje pela Justiça Eleitoral de Faxinal do Soturno, na Região Central. Eles são suspeitos de compra de votos nas últimas eleições.

O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Palma, João Alberto Ghisleni (PMDB), o professor Beto como é conhecido na cidade, e a parlamentar Maria Lisete Pesamosca (PMDB), também foram cassados pelo mesmo motivo. Eles têm prazo de três dias para recorrer.
Fonte: zerohora.com

Biólogo percorre litoral brasileiro de caiaque a R$ 21 por dia

Albino Marchon terminou a viagem no Chuí, após 333 dias
André Mags | andre.mags@zerohora.com.br

O biólogo carioca Albino Marchon, 38 anos, começou nesta semana o retorno a Vitória, no Espírito Santo, onde mora, após percorrer 8.543 quilômetros pelo litoral do Brasil. No último trecho da viagem, fez a pé 816 quilômetros de Laguna ao Chuí, trajeto completado em 28 dias em 23 de abril. Mas a maior parte dos 333 dias de viagem foi cumprida remando em um caiaque (do Oiapoque a Laguna). No total, gastou R$ 7 mil — ou seja, R$ 21 ao dia, praticamente apenas com alimentação.

— Comia só PF (prato feito), coisas baratas.

Na bagagem, Marchon levou uma mochila com dois calções, duas camisetas, uma capa de chuva, barraca e colete salva-vidas. Voltou com algumas fotos e muitas histórias, colecionadas durante estadias em barcos de pescadores que cruzaram seu caminho, casas de desconhecidos ou "quase solitário" no meio do oceano.

— Não teve um só dia em que não tenha encontrado alguma pessoa. Mesmo que fosse em um barco distante, sempre cruzei com alguém.

A viagem era um sonho cultivado por mais de 10 anos pelo biólogo. Ele juntou a maior parte do dinheiro em Londres, "lavando pratos" por dois anos, e trabalhando como guia turístico em Porto Seguro. Comprou o caiaque, do tipo oceânico (4,5 metros, com bagageiro), por entre R$ 1,5 mil e R$ 2 mil — valor não contabilizado no custo da viagem. Partiu em 3 de janeiro de 2008, sem celular, bússola ou GPS, de Vitória rumo ao Oiapoque, na primeira fase do tour litorâneo. O trecho foi completado em 13 de agosto.

Dessa data a 5 de janeiro deste ano, Marchon fez um intervalo para esperar o verão, já que as condições marítimas do período seriam mais favoráveis. A segunda fase da viagem foi entre Vitória e o Chuí. O litoral praticamente ininterrupto a partir de Laguna o convenceu a seguir a pé, deixando o caiaque na cidade catarinense.

De todo o percurso, Marchon considerou o mais perigoso o da costa da Região Norte. No Amapá, conta, onças chegam à beira da praia e avançam contra pescadores. Na Ilha de Marajó, no Pará, piratas armados atacam embarcações e casas de moradores no Estreito de Breves. Por isso, ele preferia pedir um canto para dormir em barcos, o que nem sempre dava certo.

— Uma noite, remei a noite toda no Amapá porque não achei um barco.

Ainda assim, não foi vítima de assalto ou outro tipo de violência uma vez sequer. Sobre os perigos do mar, dava um jeito de trocar ideias com os pescadores.

— Eles conhecem muita coisa. Parecem geólogos, biólogos. Os caras que moram há 30 anos em um lugar sabem o que muda (no mar) e quando muda.

Veja algumas curiosidades da viagem relatadas por Marchon:

Números
- Dos 333 dias de viagem, 196 foram chuvosos
- Não tomou banho por 44 dias. Só com água do mar
- Viu 607 golfinhos, 224 tartarugas marinhas, dois peixes-bois marinhos (no Maranhão), uma baleia jubarte (em Búzios), um tubarão (em Itacaré, na Bahia), um lobo-marinho (Cassino)
- Passou por 227 rios, 660 ilhas, 47 baías, 34 lagoas, 84 unidades de conservação da natureza, 512 cidades e povoados, 1.575 praias e seis cachoeiras que caem direto no mar (quatro no RJ e duas em SP)

Momentos marcantes
- Revoada de milhares de papagaios no arquipélago de Bailique, no Amapá
- Bioluminescência de algas à noite em Barbados, na Baía dos Pinheiros, no Paraná
- Pesca cooperativa de botos e pescadores em Laguna, Santa Catarina

Trechos menos povoados
- Parque Nacional do Cabo Orange (AP)
- Praia do Cassino (RS)
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Pontos mais distantes da costa alcançados
- Ilha da Coroa Vermelha (Nova Viçosa-BA), 15 quilômetros
- Ilha dos Currais (Pontal do Paraná-PR), 11 quilômetros
- Ilha de Maracá (Amapá-AP), 10 quilômetros

Animais encontrados mortos entre Quintão e Chuí
- 88 tartarugas, 11 baleias, seis leões-marinhos, três golfinhos, um lobo-marinho, uma toninha, um pingüim-de-magalhães

Segunda tentativa
Essa não foi a primeira viagem de caiaque do biólogo pelo litoral brasileiro. Em 2004, ele foi de Vitória a Florianópolis. Foi uma viagem ainda mais econômica: saiu de casa com R$ 300 para dois meses, isto é, disposto a gastar R$ 5 por dia. No meio do caminho, porém, teve de ligar para os pais e pedir dinheiro. Os R$ 400 que recebeu não foram suficientes para terminar a viagem. Para voltar a Vitória, teve que solicitar ajuda de catarinenses para pagar a passagem de ônibus.
Fonte: zerohora.com

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Hoje, 28 de abril é o 118º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 247 para acabar o ano.

EVENTOS HISTÓRICOS

* 1768 - Provisão régia que reitera a obrigatoriedade do plantio de mandioca nas fazendas do Brasil, em função do número dos respectivos trabalhadores.
* 1902 - Fundação do Manchester United em Inglaterra
* 1928 - Fundação, no Rio de Janeiro, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira.
* 1945
o Adolf Hitler casa-se com Eva Braun num bunker em Berlim
o Benito Mussolini e a sua amante, Clara Petacci, são mortos por partigiani em Dongo, uma localidade do norte de Itália.
* 1947 - Uma expedição de seis homens parte do porto de Callao no Peru, na balsa Kon Tiki com destino a Polinésia percorrendo quase 7.000km em 101 dias de viagem.
* 1965 - Tropas dos EUA desembarcam na República Dominicana para "evitar o estabelecimento de uma ditadura comunista" e evacuar os americanos.
* 1969
o Charles de Gaulle renuncia à presidência da França.
o Consistório presidido pelo Papa Paulo VI, criou 35 cardeais, dentre os quais os brasileiros Eugênio Sales e Vicente Scherer.





NASCIMENTOS

* 1442 - Rei Eduardo IV de Inglaterra (m. 1483)
* 1450 - Pedrus Sousus, jogador de futebol romano (m. 1500) .
* 1568 - Teodósio II, Duque de Bragança (m. 1630)
* 1758 - James Monroe, 5º presidente americano (m. 1831)
* 1838 - Tobias Michael Carel Asser, ganhador do Nobel da Paz em 1911 (m. 1913)
* 1842 - Gastão de Orleans, Conde d'Eu (m. 1922)
* 1855 - José Malhoa, pintor português (m. 1933)
* 1859 - Alberto de Oliveira, poeta e escritor brasileiro (m. 1937)
* 1865 - Vital Brazil, médico e cientista brasileiro (m. 1950)
* 1889 - António de Oliveira Salazar, político e estadista português (m. 1970)
* 1906 - Kurt Gödel, matemático austríaco, naturalizado americano (m. 1978)
* 1908 - Oskar Schindler, empresário alemão e opositor ao anti-semitismo (m. 1974)
* 1916 - Ferruccio Lamborghini, industrial italiano e fundador da Lamborghini (m. 1993)
* 1931 - Nair Bello, atriz de televisão brasileira (m. 2007)
* 1933 - Stênio Garcia, ator brasileiro.
* 1937 - Saddam Hussein, político e estadista iraquiano (m. 2006)
* 1948 - Terry Pratchett, escritor inglês.
* 1950 - Russell Alan Hulse, físico americano, ganhador do Nobel de Física em 1993.




Conde d'Eu

LOUIS PHILLIPPE MARIE FERDINAND GASTON D'ORLÉANS)

Nascimento: 28/04/1842, Neuilly-sur-Seine, França

Filiação: Luís Carlos Filipe Rafael de Orleans e Viktoria Francisca Antonieta Juliana Luísa

Casamento: Isabel Cristina de Bragança (15/10/1864) filhos Luisa de Orleans e Bragança (1874), Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança (1875), Luis Maria Felipe de Orleans e Bragança (1878) e Antonio Gastão de Orleans e Bragança (1881)

Falecimento: 28/08/1922, no navio MASSILIA, que o traz de volta ao Brasil para comemorar o centenário da independência
Causa: Causas naturais
Militar, comanda o exército brasileiro nas vitórias de Peribebuí e Campo Grande, na Guerra do PAR (1869).



José Malhoa

JOSÉ VITAL BRANCO MALHOA

Nascimento: 28/04/1855, Caldas da Rainha, Portugal

Filiação: José Mariano de Oliveira e Ana Mariano de Oliveira

Falecimento: 26/10/1933, Figueirédos Vinhos, Portugal

Pintor e professor; pioneiro no Naturalismo português, integra o Grupo do Leão (reuniam-se nessa cervejaria); pós-impressionista a princípio, aborda todos os gêneros, mas destaca-se nas paisagens; Presidente da Sociedade Nacional de Belas-Artes; Grâ-Cruz da Ordem de Santiago; autor de obras como "O Fado" (1910), etc.









Alberto
de Oliveira

ANTONIO MARIANO ALBERTO DE OLIVEIRA

Nascimento: 28/04/1857, Palmital de Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

Filiação: José Mariano de Oliveira e Ana Mariano de Oliveira

Falecimento: 19/01/1937, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Poeta e escritor, tido como um dos maiores representantes da poesia parnasiana brasileira; estréia com "Cancões Românticas" (1877 a 1878); um dos fundadores da ABL e cultor da forma perfeita, influenciando seus contemporâneos e sendo contestado pelo movimento modernista (1922).



Vital Brazil

VITAL BRAZIL MINEIRO DA CAMPANHA

Nascimento: 28/04/1865, Campanha, sul de Minas Gerais, Brasil

Filiação: José Manoel dos Santos Pereira Júnior e Mariana Carolina Pereira de Magalhães (prima de Tiradentes)

Falecimento: 08/05/1950, Médico (1891) e cientista, descobre os primeiros soros antiofídicos (1898), no Instituto Bacteriológico de São Paulo (atual Instituto Adolfo Lutz); funda o Instituto Vital Brazil (1919), em Niterói, a convite do governo do Rio de Janeiro.









Salazar

ANTONIO DE OLIVEIRA SALAZAR

Nascimento: 28/04/1889, Freguesia do Vimeiro, Santa Comba Dão, beira do rio Dão, Beira Alta, Coimbra, Portugal

Falecimento: 27/07/1970, Lisboa, Portugal

Político e Primeiro-Ministro (1932 a 1968, quando sofre um derrame cerebral, sendo substituido por Marcelo Caetano).



Kurt Gödel

KURT GÖDEL

Nascimento: 28/04/1906, Brünn, Áustria-Hungria (atual Brno, República Tcheca)

Casamento: Adele Nimbursky Porkert (20/09/1938)

Falecimento: 14/01/1978, acreditando estar sendo envenenado e recusando-se a comer, Princenton, Estados Unidos

Matemático naturalizado norte-americano (1948; chegara à América em 04/03/1940, fugindo do Nazismo); adota o realismo matemático e é o autor do "Teorema da Incompletude" (qualquer sistema axiomático suficiente para incluir a aritmética dos números inteiros não pode ser simultaneamente completo e consistente).









Oskar Schindler

OSKAR SCHINDLER

Nascimento: 28/04/1908, Zwittau-Brinnlitz (atual República Tcheca)

Falecimento: 09/10/1974, Hildesheim, Alemanha

Empresário e "playboy", salva 1200 judeus do Holocausto, durante a II Guerra Mundial; membro do Partido Nazista, aproveita a situação mundial para ganhar dinheiro, empregando trabalhadores judeus; fica pobre subornando nazistas nos campos de concentração; preso várias vezes, é ajudado por seus contatos nos altos escalões; agraciado com uma pensão vitalícia do governo israelense.



Lee Falk

LEON HARRISON GROSS

Nascimento: 28/04/1911, St. Louis, Missouri, Estados Unidos

Falecimento: 13/03/1999, de manhã, New York, Estados Unidos

Causa: Insuficiência cardíaca

Argumentista e desenhista de Histórias em Quadrinhos, cria MANDRAKE (1934) e THE PHANTOM (1936), em tiras diárias para o KFS (King Features Syndicate).









Amaral Neto

FIDELIS DOS SANTOS AMARAL NETO

Nascimento: 28/04/1921, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Falecimento: 17/10/1995, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Jornalista, repórter, apresentador e político; Deputado Federal (pelo PMDB/RJ - 8 mandatos), defende a Pena de Morte e os governos militares; sucesso com o programa "Amaral Netto, o Repórter" (anos 1970, Rede Globo) utilizando equipamentos sofisticados para a época.



Dick Ayers

RICHARD B. AYERS

Nascimento: 28/04/1924, Ossining, New York, Estados Unidos

Desenhista, cartunista, ilustrador e publicitário, ingressa na Escola de Artes (1946), onde é aluno de Burne Hogarth; assistente de Joe Shuster e Jerry Siegel (1947, os criadores de SUPERMAN); em "westerns" inicia com CALICO KID; na MARVEL (1951) desenha KA-ZAR e SGT. ROCK, além das séries WYATT EARP, TWO-GUN KID, RAWHID KID, etc.









Carolyn Jones

CAROLYN SUE BAKER

Nascimento: 28/04/1929, Amarillo, Texas, Estados Unidos

Casamento: Aaron Spelling (10/04/1953 a 1964, divórcio); Herbert S. Greene (1968 a 1977, divórcio); Peter Bailey-Britton (09/1982 a 03/08/1983, sua morte)

Falecimento: 03/08/1983, West Hollywood, California, Estados Unidos

Causa: Câncer de colo

Atriz de TV (estréia no seriado "Gruen Guild Playhouse", 1952) e cinematográfica (estréia em "The Turning Point", 1952); destaca-se como Morticia no seriado de TV "The Addams Family" (1966).



Nair Bello

NAIR BELLO SOUZA FRANCISCO

Nascimento: 28/04/1931, São Paulo, São Paulo, Brasil

Casamento: Irineu Souza Francisco (1953 a 1999, sua morte): filhos José, Manoel (1955), Maria Aparecida (1957) e Ana Paula (1969)

Falecimento: 17/04/2007, 13:06 h, Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, São Paulo, Brasil

Causa: Parada cardíaca (após 5 meses internada)

Locutora e atriz comediante, inicia a carreira no rádio-teatro da Rádio Excelsior, 1949); estréia na TV como garota propaganda), no cinema, no filme "Liana, a Pecadora", 1951) e, no teatro, na peça "Alegro Desbum", 1976; destaca-se em programas humorísticos e telenovelas da Rede Globo com a personagem DONA SANTINA.









Stenio Garcia

STENIO GARCIA FARO

Nascimento: 28/04/1933, Mimoso do Sul, Espírito Santo, Brasil

Casamento: Clarice Piovesan (divórcio): filhas Cássia e Gaya; Marilene Saade

Ator de teatro, TV (estréia no seriado "Vigilante Rodoviário", 1961) e cinema (estréia em "Vereda da Salvação", 1964); destaca-se em filmes como "A Mulher de Todos" (1969), "O Crime do Zé Bigorna" (1977), "Leial Diniz" (1987), etc. e em novelas da Rede Globo como "Cavalo de Aço" (1973), "Feijão Maravilha" (1979), "Meu Bem, Meu Mal" (1990), etc.




Saddam
Hussein

SADDAM HUSSEIN

Nascimento: 28/04/1937, Al Awja, região de Tikrit (150 km ao norte de Bagdá), Iraque

Filiação: Subha

Casamento: Sajida Khairallah (1963): 2 filhos (Qudai e Qusai) e 2 filhas (Raghad e Rana); Samira Fadel Shahbandar (1988): filha Hala

Falecimento: 30/12/2006, pouco antes da 1:00 h (hora de Brasília), Bagdá, Iraque Causa: Executado (enforcado)

Presidente (1979 a 2003) e líder religioso; revolucionário da unidade árabe, volta do exílio e participa do golpe de Estado (07/1968); aliado dos Estados Unidos na guerra contra o Iran (1980 a 1988); invade o Kwait (1990); invadido pelos norte-americanos e ingleses (22/05/2003), é preso e condenado (05/11/2006) por crimes contra a humanidade.

"Vocês têm de encontrar uma boa mulher. Nem muito inteligente nem muito burra. Nem muito velha nem muito nova. Meio-termo. Uma que saiba cozinhar e limpar"









Ann Margret

ANN-MARGARET OLSSON

Nascimento: 28/04/1941, Valsjöbyn, Jämtland Iän, Suécia

Filiação: Anna

Casamento: Roger Smith (08/03/1967)

Cantora, dançarina e atriz cinematográfica (estréia em "Pocketful of Miracles", 1961) e TV (estréia em "The Flintstones", 1963, voz); sucesso com canções como "Isn't It Kinda Fun", "Suddently the Rain", "Country Magic", etc; destaca-se em filmes como "Viva las Vegas" (1964), "Stagecoach" (1966), "Il Profeta" (1968), etc. e em seriados de TV como "Touched by an Angel" (2000), "The 10th Kingdom" (2000), "Third Watch" (2003), etc; indicada ao OSCAR de Coadjuvante por "Carnal Knowledge" (1971) e ao de Atriz por "Tommy" (1975).



Bridget Moynahan

KATHRYN BRIDGET MOYNAHAN

Nascimento: 28/04/1971, Binghamton, New York, Estados Unidos

Casamento: Tem um filho - John Edward - com Tom Brady

Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "Row Your Boat", 2000) e TV (estréia em "Sex and the City" (1999); capa de revistas como "Elle", "Self", "Fitness Magazine", etc; destaca-se em filmes como "Whipped" (2000), "Serendipity" (2001), "I, Robot" (2004), etc. e seriados de TV como "Going to California" (2001), "Six Degrees" (2006), "Eli Stone" (2008), etc.









Jorge Garcia

JORGE GARCIA

Nascimento: 28/04/1973, Omaha, Nebraska, Estados Unidos

Ator cinematográfico (estréia em "Raven's Ridge", 1997) e TV (estréia em "Spin City", 2001); destaca-se em filmes como "Our Time is Up" (2004), "Little Athens" (2005), "Sweetzer" (2007), etc. e em seriados como "Rock Me, Baby" (2003), "Becker" (2003), "Jimmy Kimmel Live!" (2006), etc; sucesso com o personagem HUGO REYES do seriado de TV da ABC "Lost" (2004)



Penelope Cruz

PENELOPE CRUZ SÁNCHEZ

Nascimento: 28/04/1974, Madrid, Espanha

Filiação: Eduardo e Encarna

Atriz de TV (estréia no seriado "Série Rose", 1991) e cinema (estréia em "Jamón, Jamón", 1992); destaca-se em filmes como "Brujas" (1996), "Don Juan" (1998), "Sahara"(2005), etc.









Jessica Alba

JESSICA MARIE ALBA

Nascimento: 28/04/1981, Pomona, California, Estados Unidos

Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "Camp Nowhere", 1994) e de TV (estréia em "The Secret World of Alex Mack", 1994); destaca-se em filmes como "Nunca Fui Beijada", 1999), "Paranoid" (2000), "Sin City", 2005), etc.






FALECIMENTOS

* 1813 - Mikhail Golenishchev-Kutuzov, militar russo (n. 1745)
* 1918 - Gavrilo Princip, assassino sérvio (n. 1894)
* 1944 - Bernardino Machado, presidente português (n. 1851)
* 1945 - Benito Mussolini, jornalista e político italiano, é morto pelos partigiani. (n. 1883)
* 1954 - Léon Jouhaux, ganhador do Nobel da Paz em 1951 (n. 1879)
* 1960 - Anton Pannekoek, astrônomo e teórico marxista holandês (n. 1873)
* 1973 - Jacques Maritain, filósofo francês (n. 1882)
* 1992 - Francis Bacon, pintor britânico (n. 1909)
* 1999
o Arthur Leonard Schawlow, físico americano, ganhador do Nobel de Física em 1981 (n. 1921)
o Sir Alf Ramsey, técnico de futebol inglês, campeão na Copa do Mundo de 1966.
* 2001 - Carlos Scliar, desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico brasileiro (n. 1920)
* 2002 - Ruth Handler, criadora da boneca Barbie e co-fundadora da companhia de brinquedos Mattel (n. 1916)


Benito Mussolini

BENITO AMILCARE ANDREA MUSSOLINI

Filiação: Ferreiro socialista

Nascimento: 29/07/1883, Dovia di Predappio, Província de Forli, Itália

Falecimento: 28/04/1945, Giulino di Mezzegra, Como, Itália

Causa: Fuzilado a tiros de metralhadora pelos "partigiani" (guerrilheiros), juntamente com sua amante Clara Petacci e depois de preso em Dongo, ao tentar fugir para a Suíça e julgado sumariamente (seus corpos são pendurados de cabeça para baixo num posto de gasolina de uma praça de Milano)
Político, funda o Fascismo em Milano (1919; ditador (1922 a 1943), unifica a ITA.
"Somente o sangue faz girar a roda da História".



Alfred Hitchcock

ALFREDO JOSEPH HITCHCOCK

Nascimento: 13/08/1899, Leytonstone, Londres, Inglaterra

Falecimento: 28/04/1980, Bel Air, California, Estados Unidos

Diretor cinematográfico (estréia em "The Call of Youth", 1920), tido como mestre do suspense, faz 76 filmes; não tinha umbigo (retirado durante uma operação).









Ed Begley

EDWARD JAMES BEGLEY

Nascimento: 25/03/1901, Hartford, Connecticut, Estados Unidos

Casamento: Amanda Huff (1922 a 1952, sua morte): 2 filhos; Martha Raye (21/04/1954 a 06/10/1956); Dorothy Reeves (07/06/1961 a 1963, divórcio); Helen Jordan (12/12/1963 a 28/04/1970, sua morte): um filho

Falecimento: 28/04/1970, Hollywood, California, Estados Unidos Causa: Ataque cardíaco

Ator cinematográfico (estréia em "Boomerang!", 1947) e TV (estréia em "Cameo Theatre", 1950); destaca-se em filmes como "The Great Gatsby" (1949), "Lone Star" (1952), "The Green Helmet" (1961), etc. e em seriados de TV como "Justice" (1954 a 1955), "Ben Casey" (1962 a 1963), "Dr. Kildare" (1962 a 1965), etc.

(fontes: Wikipédia e projetovip)


Feriados e eventos cíclicos

* Dia da Educação (Brasil)
* Dia da Sogra (Brasil)
* Dia da Caatinga (Brasil)
* Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (Brasil)

* Fé Bahá'í: Jejum de Jamál (Beleza) - Primeiro dia do terceiro mês do calendário Bahá'í

* Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho - Criado por Resolução OIT - Organização Internacional do Trabalho.

* Roma antiga: Início dos três dias do Festival da Florária, em homenagem à Flora, deusa das flores.












Fatos Históricos de Santa Catarina:

1891


Instalada a primeira Assembléia Legislativa do Estado sob o regime republicano. Teve poderes constituintes e coube a ela votar a primeira constituição republicana de Santa Catarina.




Calendário Maçônico do Dia

1728


Para restaurar o prestígio da Inquisição, o Papa Clemente XII condena a Maçonaria na bula “In Eminenti”

1840


Fundada a Grande Loja de Illinois dos Maçons Antigos Livres e Aceitos.

1875


O Príncipe de Gales, mais tarde Edward VII, é instalado Grão-Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra.

1990


Fundada a Loja “Luz do Vale” nr. 43 (GOSC) em Rio do Sul.

1996


Firmado o “Pacto Maçônico do Sul de Minas”, com a participação ativa das potências regulares GO do Brasil-MG, GLMMG e GOMG, sob o lema “Maçonaria Sulmineira Forte e Unida”.



Colaboração do Dr.Jeronimo Borges Filho, magistrado aposentado residente em Florianópolis.

A poderosa “entubada”.

Na manhã deste domingo sentei-me à frente do televisor para assistir pelo menos parte da corrida de fórmula 1 que seria realizada em Bahrein, situada no Golfo Pérsico. Ligado o televisor, sintonizado obviamente na poderosa, pois só ela iria transmitir. Aí entra o narrador Galvão Nium deitando falação. Participaram inicialmente da transmissão o comentarista Reginaldo Leme, velho companheiro do grande Nium e o ex-piloto de fórmula um, Luciano Burti, este por conhecer os bastidores e especialmente por conhecer bem a linguagem empregada nos mesmos a fim de poder traduzir com precisão. Ocorre que a transmissão era feita no “tubo”, ou seja, narravam o viam na TV, com senos estivéssemos a narrar o mesmo fato. Em dado momento o carro do Felipe Massa entrou nos boxes e aí ficaram sem pai nem mãe. Não sabiam o que efetivamente ocorria. O resultado soube depois na Internet, pois não agüentei o vexame da poderosa que foi literalmente “entubada”. A transmissão por tubo é bastante comum em pequenas emissoras de rádio do interior. Já me tinham dito que as grandes emissoras em razão dos custos já estão apelando para este recurso faz um bom tempo. Nunca imaginei que a poderosa cobrando o que cobra por patrocínio neste tipo de transmissão teria tal conduta.

domingo, 26 de abril de 2009

Preço da gasolina.


por Jorge Loeffler


Já faz um bom tempo que muita gente vem deitando falação pela redução do preço da gasolina. Para tal alegam que o petróleo no mercado internacional estava ano passado, perto de duzentos dólares e que hoje está na casa dos quarenta dólares.

Verdade absoluta, mas muita preguiça para pensar ou vontade explícita de malhar o governo federal, pois preço praticado hoje é o mesmo de quando começou a alta absurda do óleo cru nos mercados mundiais.

Tivemos uma figura endeusada por muitos, mas que para mim foi nefasta à economia do país. Refiro-me ao médico mineiro Juscelino Kubichek de Oliveira, ou simplesmente JK, que foi presidente da república.

Ele deu continuidade à idéia de construir Brasília, já antiga e que à época teria o nome de Vera Cruz. Brasília nos custou e custa até hoje o rombo da previdência, pois foi ali que começaram obras faraônicas que conseguiram colocar a previdencia no leito de morte em que se encontra até hoje.

Deixo claro que muitos outros fatores para tal concorrem ainda hoje. JK pai da indústria automobilística nos colocou sobre asfalto, deixando-se de lado outros meios fundamentais e economicamente muito mais interessantes como instrumento para o transporte de cargas, como as ferrovias, o transporte fluvial, lacustre e de cabotagem.

Faz muito tempo que somos auto-suficientes em produção de óleo cru, ou petróleo se assim preferirem. O volume produzido aqui é muito superior ao que necessitamos. Ocorre que os que deitam falação pouco sabem do assunto.

Ainda semana passada um dos sabidos da RBS e que nada sabe desta matéria, meu colega de profissão, abriu a boca e como os demais deitou falação.

Pois aos sabichões informo que 70% do óleo processado resultam em nafta ou gasolina. Dos restantes 30% são obtidos diversos produtos dos quais cito alguns. Óleo combustível, óleo bunker, enxofre, querosene de iluminação, querosene de aviação (um vôo Porto Alegre/Nova Iorque, seja com carga ou lotação de passageiros, consome cerca de 80 toneladas de querosene de avaliação) e óleo diesel. Como o nosso transporte de cargas é fundamentalmente feito sobre rodovias, temos um consumo muito maior de diesel que produzimos. E em função disto exportamos nafta e gasolina para adquirir diesel no mercado internacional.

Com o aumento absurdo do óleo cru ano passado no mercado internacional, o diesel nos custou os olhos da cara e certamente qualquer um destes entendidos poderá concluir que disseram bobagens. Foram muitos os sabidos que deitaram falação neste país, e isto não me foi dito, eu mesmo ouvi com meus próprios ouvidos (perdoem o pleonasmo).

Por favor, senhores comentaristas de economia, vamos ressaltar a figura do Monteiro Lobato e colocar esse JK no lugar em que ele merece, pelo bem das futuras gerações que precisam saber a verdade de nossa história e não estas versões distorcidas.

Tenho ainda na fila os milicos da ditadura e o Tancredo de Almeida Neves, mas estes virão depois.